Risotto Beterraba

Risotto é aquela refeição vencedora, há quem não goste de risotto? Um belo prato cremoso, saciante e muito saboroso.

Para além do conforto associado a um belo prato de risotto, este prato serve também para rentabilizar o que temos no frigorífico. Podemos fazer risotto praticamente de tudo… desde cogumelos, espargos, alho francês, cenoura, beterraba, abóbora, entre muitas outras combinações.

Comecemos pelo arroz. Faço sempre risotto com arroz integral, pela maior concentração de fibra face ao arroz branco. Fica cremoso e saboroso na mesma e incomparavelmente muito mais interessante do ponto de vista nutricional. Geralmente, faço risotto quando já tenho arroz cozido no frigorífico (cozo sempre em grandes quantidades para depois rentabilizar a confecção de vários pratos, pequenos-almoços, etc).

Gosto de risottos simples, com poucos alimentos, mas sabores claros e deliciosos. Misturo 2 a 3 ingredientes, apenas. Assim, vamos conseguir saborear melhor cada alimento.

Este risotto, para além de ser super delicioso, tem a beterraba como estrela principal. Usamos a beterraba, mas também a água de a cozer. É fantástica! Funciona com corante natural e dá, também, a cremosidade ao risotto.

Acredito numa alimentação consciente que também passa por rentabilizar ao máximo todos os alimentos, assim como reduzir o desperdício alimentar. Porquê deitar fora a água de cozer a beterraba ou mesmo a sua saborosa rama? Podemos fazer tanto com a água, desde este risotto, a scones, a bolos, entre outros manjares! 🙂 A rama podes usar em salteados, por exemplo. Experimenta reservar a água da beterraba da próxima vez que a cozeres – aguenta no frigorífico várias semanas.

Esta receita de Risotto de Beterraba é muito simples e rápida de fazer. Delicia-nos com sabores suaves e sacia bastante pelo aporte nutricional dado pelo arroz.

Vamos à receita…

Risotto Beterraba Green Smiles

Ingredientes:

4 doses | 25 minutos

  • 12 cogumelos pequenos

  • 1/2 cebola

  • 1 dente de alho

  • 1 folha de louro

  • 1/2 alho francês

  • 350gr arroz previamente cozido

  • 1/2 beterraba cozida (opcional)

  • 750ml água de cozer a beterraba (pode variar)

  • 1 colher de sopa de azeite

  • sal q.b.

  • pimenta q.b.

  • levedura nutricional q.b.

Modo de Preparação:

  1. Corta a cebola em meias luas fininhas. Fatia os cogumelos e o alho francês finamente. Pica o alho e cortaa a beterraba em cubos pequenos – a beterraba pode ser opcional, se preferires podes ter apenas a cor vermelha através da água da sua cozedura.

  2. Num tacho coloca o azeite, a cebola, o louro, o alho e uma pitada de sal e pimenta. Deixa refogar até alourar a cebola. Podes substituir o azeite por um pouco de chá, garanto que funciona, e resulta numa versão com menor presença de gordura 🙂

  3. Adiciona os cogumelos, a beterraba e o alho francês e envolve. Deixa cozinhar cerca de 5 minutos e, depois, adiciona o arroz. Envolve bem, mexendo sempre, e adiciona 1/4 da água de cozer a beterraba. Deixa cozinhar, adicionando um pouco de levedura nutricional (para dar o sabor a queijo).

  4. Quando o líquido se tiver evaporado volta a adicionar água da beterraba e envolve até ficar com a consistência necessária. A quantidade de água pode variar consoante o tipo de arroz que usares.

  5. Adiciono sempre uma colher de levedura nutricional no fim, just in case 🙂 Retifica os temperos e voilá, está pronto.

  6. Podes acompanhar com brócolos escaldados e polvilhar com amêndoa tostada e levedura nutricional. Fica delicioso!

Anterior
Anterior

Tarte de Pêssego

Próximo
Próximo

Refresco de Melancia