Feijão Azuki.

O feijão azuki foi uma descoberta recente, mas as suas propriedades nutricionais e sabor convenceram-me logo.

Se aos olhos parece um feijão frade mais escuro, ao palato tem um sabor bem mais suave – daí a sua versatilidade. Mais uma vez podemos usar o feijão, beber o seu chá ou até fazer sobremesas.

O feijão azuki é super rico em proteínas, fibras, sais minerais, potássio, ferro, selénio e fósforo.

O tradicional feijão com arroz é a combinação perfeita para termos proteína completa, conjuga feijão azuki com arroz integral e, voilá!

É especialmente indicado para cuidar dos rins pelo efeito depurativo que tem no nosso organismo (e os rins são o órgão que mais sofre quando abusamos na comida :)). O feijão azuki é indicado para tratar os rins pelo efeito depurativo que tem, ajudando também ao sistema imunitário.

Adicionalmente, o feijão azuki também é indicado para regular o período menstrual(especialmente quando fazemos chá de feijão azuki).

Chá de feijão azuki…

Sim! Outra forma de absorver as propriedades regeneradoras do feijão azuki é em forma de chá. Parece estranho ao início, mas os efeitos são muito importantes. Eu gosto do sabor, faz-me lembrar o cacau (mas sei que não é consensual). Beber chá de feijão azuki ajuda a estimular ainda mais os rins e a limpar o organismo das toxinas acumuladas.

Para quem tem infeções urinárias, o chá de feijão azuki é um dos principais aliados.

Como cozinhar o feijão azuki?

Cozinho de forma igual todas as leguminosas, variando apenas o tempo que precisam para a cozedura. Demolhar durante 8h (se possível ir mudando a água) e depois cozer com a alga kombu. Cozo sempre o feijão azuki com muita água para fazer também uma dose generosa de chá (que já falei anteriormente).

Depois guardo em frascos e congelo, para que tenha sempre feijão pronto a consumir.

Ah, e ainda é a leguminosa menos propensa aos gases 😉

Originalmente o feijão azuki é do Japão, mas foi levado muito cedo para o Brasil (já perceberam de onde vem o típico feijão com arroz brasileiro?). Hoje em dia é produzido em quase toda a Europa, incluindo Portugal.

feijao azuki green smiles
Anterior
Anterior

Índice Glicémico

Próximo
Próximo

Gengibre